O Instituto Rever de Empreendedorismo e Inovação é uma organização sem fins lucrativos, criada em maio de 2015, quando a Rever Urbano – empresa familiar com mais de 20 anos de experiência em planejamentos de cidades – optou por constituir um instituto para viabilizar ações sociais que traduzam o movimento de que todo processo de transformação deve ser embasado pelo empoderamento das pessoas, a fim de torná-las protagonistas na dinamização e desenvolvimento de um território.

 

Sediado na cidade do Rio de Janeiro, tem como principal foco o trabalho e o estudo de temas associados ao empreendedorismo e atua realizando treinamentos, cursos, orientações a empresas, pessoas e territórios. Busca sempre atuar em rede e acredita que esta postura, junto com a transparência total em suas ações, a prestação de contas e abertura para auditorias externas, garantem sua sustentabilidade enquanto entidade e permitem a firmeza de propósito na atuação.

 

O C.E.U.  (Casa do Empreendedor Urbano) que acontece na sede do Instituto e é a concretização daquilo que a instituição acredita. É um exercício de coletividade de empreendedores inseridos no contexto da economia criativa, que se propõem a trabalhar em rede, fomentando com isso não só a aceleração de seus negócios, como também a percepção do olhar para novos cenários, oportunidades e de transformação do território.

 

 

Processos e palavras como autonomia, protagonismo, coletividade, singularidade e transparência fazem parte do discurso e da prática do Instituto.  É a forma de pensar e olhar sobre os processos de gestão. 

 

Como forma de se integrar e conectar às ações já existentes no bairro onde atua, participa dos seguintes movimentos:

 

  • Santa Rede: Rede formada por instituições e produtores de cultura do bairro de Santa Teresa, reunidos desde maio de 2013, para ampliar a sinergia entre os participantes, levando-os a formarem parcerias de sucesso entre si, proporcionando ao bairro de Santa Teresa, novos e melhores eventos artístico culturais.

 

  • AMESANTA, associação que reúne empreendedores e profissionais da cultura, gastronomia, comércio, serviços, turismo e lazer atuantes no POLO GASTRONÔMICO, CULTURAL E TURÍSTICO DE SANTA TERESA, que tem por finalidade o fomento e a revitalização cultural, econômica e social do bairro, fortalecendo o associativismo e atraindo a atenção do poder público e da iniciativa privada para ações que estimulem o desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente e à natureza histórica e cultural do bairro de Santa Teresa.

 

Os objetivos principais do Instituto são:

 

1. Promover cursos, palestras, seminários, vivências, encontros, eventos culturais, grupos de estudos e treinamento nas atividades desenvolvidas pela associação e por seus associados.

 

2. Desenvolver, implantar e executar projetos ou programas que promovam e organizem atividades que aparem o empreendedorismo, a inovação, a habitação, a cultura, a ecologia, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

 

3. Promover e apoiar projetos e ações que visem o desenvolvimento socioeconômico e cultural do país, adequado à sustentabilidade do meio ambiente e recursos naturais e vinculado às potencialidades e atributos locais.

 

4. Promover, sugerir e apoiar ações para a melhoria da qualidade de vida da população, nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, cultura, segurança e ocupação do solo, em conjunto com o poder público e alinhado aos princípios do desenvolvimento sustentável.

 

5. Participar da preservação e promoção do patrimônio histórico, artístico e cultural da região.

 

6. Participar na gestão de fundos criados para promover o desenvolvimento sustentável em todo o território nacional através de programas de financiamento.

 

7. Participar na gestão de órgãos de natureza público-privado, relacionados ao desenvolvimento sustentável da região.

 

8. Defender, preservar e conservar o meio ambiente.

 

9. Promover o desenvolvimento sustentável, o empreendedorismo e a inovação.